sexta, 13 de dezembro de 2024
Câmara Municipal Convida a Imprensa para Cerimônia de Diplomação dos eleitos em 2024
segunda, 22 de março de 2021
O vereador Adonias Fernandes (MDB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal para que seja proibido o uso de fogos de artifício e rojões com efeito sonoro durante o período que durar a pandemia e nas campanhas eleitorais. A proibição estende-se a todo o território do município, em locais fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.
Na justificativa do projeto, o vereador argumentou que os fogos de artifícios com efeitos sonoros são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, principalmente a população idosa, aos animais e ao meio ambiente principalmente em época de eleições e durante a pandemia.
"Os fogos e rojões com efeitos sonoros causam problemas auditivos gerados pelos estampidos. Provocam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Além disso, o barulho causado pelos fogos de artifício é nocivo a pessoas com transtorno do espectro do Autismo. Algumas das pessoas com essa síndrome são extremamente sensíveis a sons e, com o estouro, elas ficam ansiosas e podem entrar em crises" afirmou o vereador.
No projeto também foi destacado, o problema que o barulho pode causar no animais, em decorrência do pânico causado, muitos podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que, inclusive, podem levar à morte. "Não é fácil quebrar tradições, mas a poluição sonora causada pelos fogos de artifícios sonoros perturba idosos, bebês recém nascidos, crianças autistas, pacientes de clínicas e hospitais", diz Adonias.
Para entrar em vigor o projeto precisa ser aprovado pela Câmara Municipal e caso isso ocorra caberá multa de R$ 2 mil para quem descumprir, valor que será cobrado em caso de reincidência (inferior a 30 dias). A multa será atualizada anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo IPCA.
Att,
Assessoria de Imprensa
sexta, 13 de dezembro de 2024
quarta, 11 de dezembro de 2024
quarta, 11 de dezembro de 2024
sexta, 06 de dezembro de 2024
quinta, 05 de dezembro de 2024