sexta, 13 de dezembro de 2024
Câmara Municipal Convida a Imprensa para Cerimônia de Diplomação dos eleitos em 2024
terça, 30 de janeiro de 2024
TRANSPORTE COLETIVO
Em mais uma demonstração de gestão plural e democrática, a Câmara Municipal de Rondonópolis, através de seu presidente, vereador Júnior Mendonça (PT), abriu o diálogo com a sociedade para resolver questões de interesse público.
Desta vez a intervenção do Legislativo local foi necessária diante do posicionamento dos motoristas de ônibus do transporte público, quando decidiram, desde a última segunda-feira (29), aderir a um movimento de greve frente ao descontentamento do fim do contrato de concessão entre a empresa onde trabalham e o município, devido a criação da autarquia do transporte. O que deve resultar na rescisão contratual dos mais de 150 profissionais.
A Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), criada pela Prefeitura de Rondonópolis para assumir o serviço prestado sob concessão pela empresa Cidade de Pedra, começou a funcionar em julho de 2022, após a prefeitura assumir a gestão do serviço de ônibus municipais e agora deve assumir de forma plena o transporte, a partir da próxima quinta-feira (1/2).
Para tanto, foi aberta uma licitação e uma terceirizada deve ser a responsável pela contratação dos trabalhadores para realizar as atividades (motoristas)- inerentes ao transporte público junto à autarquia.
Por sua vez, os trabalhadores não aceitam o fato de que devem perder, segundo eles, alguns benefícios garantidos pelo regime de contratação dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a migração do modelo de contratação
De acordo com o assessor jurídico da autarquia, Messias Ferreira, essa é uma situação irreversível, ou seja, o contrato com a empresa Cidade de Pedra expira neste 31 de janeiro e no dia 1 de fevereiro a autarquia assume o serviço do transporte coletivo.
“Existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público, determinando que assumiríamos o transporte público nesta data e assim faremos. Caso os trabalhadores da empresa Cidade de Pedra queiram fazer parte dos cooperados, estamos abertos, caso contrário, vamos contratar (cooperativa)- o número suficiente de motoristas para mantermos as 26 linhas de ônibus em funcionamento em Rondonópolis”, Messias Ferreira.
“Promovemos essa reunião em atendimento a um requerimento apresentado pelo sindicato que representa a categoria dos motoristas. Estamos ouvindo todas as partes envolvidas para entendermos a problemática. Já adiantamos que a Câmara dos Vereadores é terminantemente contra a retirada dos direitos trabalhistas. Vamos ouvir todas as partes e devolver a esses trabalhadores uma decisão que vá de encontro ao anseio da categoria”, Júnior Mendonça.
sexta, 13 de dezembro de 2024
quarta, 11 de dezembro de 2024
quarta, 11 de dezembro de 2024
sexta, 06 de dezembro de 2024
quinta, 05 de dezembro de 2024