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segunda, 26 de fevereiro de 2024
EM CUIABÁ
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (PT), participou nesta segunda-feira (26), em Cuiabá/MT, juntamente com o deputado estadual Nininho e outros parlamentares estaduais, o Procurador Geral do Município de Rondonópolis, Rafael dos Santos Oliveira e diretores da empresa Rumo Logística, de uma ampla discussão sobre a expansão dos trilhos de ferro seguindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, cujo trajeto atual deve afetar diversos bairros do município de Rondonópolis, dentre eles: Maria Amélia, Pedra 90, Vila Olinda e parte da Vila Operária.
Como é sabido por todos, o traçado original da obra tinha uma previsão de distanciamento de cerca de 30 km da área urbana do município. Porém, a empresa responsável alterou o projeto- sem que houvesse uma ampla discussão- trazendo os trilhos pra dentro dos bairros; a cerca 40 metros do Residencial Maria Amélia, que atualmente conta com cerca de 400 famílias.
Desde então, o vereador Júnior Mendonça tem desenvolvido várias ações junto à sociedade Civil Organizada no sentido de impedir a continuidade da obra.
Houve também o embargo da obra por meio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, além de um decreto de suspensão aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ações superadas pela empresa junto à Justiça dando direito à continuidade dos trabalhos.
O que se buscou na reunião desta segunda-feira foi uma alternativa de trajeto com menor impacto social e econômico para os moradores e o desenvolvimento de Rondonópolis.
“ Precisamos entender o que a população quer. A empresa defende seus interesses, mas nós que somos os verdadeiros representantes legais do povo precisamos levar em consideração o anseio popular. Não podemos ser levianos ao ponto de não colocar em primeiro lugar a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos moradores”, Júnior Mendonça.
IMPACTOS NEGATIVOS
Os trilhos de ferro que cortam os bairros da cidade podem trazer alguns impactos negativos para a comunidade. Eles podem dividir a região, dificultar o acesso a certas áreas e causar barulho e poluição. Além disso, os trilhos podem interferir na mobilidade urbana, causando congestionamentos e atrasos no trânsito. Esses impactos podem afetar a qualidade de vida dos moradores e a dinâmica local.
Eles podem dividir comunidades, dificultar a interação entre os moradores de diferentes áreas e criar barreiras físicas que prejudicam o senso de coesão social. Além disso, a presença dos trilhos pode afetar a segurança, já que áreas próximas a eles podem ser mais propensas a acidentes e atividades perigosas. Esses impactos sociais podem influenciar a percepção da comunidade sobre seu ambiente e afetar as relações interpessoais. A integração de soluções urbanas e comunitárias pode ajudar a mitigar esses impactos.
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